O desafio de educar para uma realidade que precisa existir

Autores

  • Gilberto Alvarez Giusepone Júnior Fundação PoliSaber

DOI:

https://doi.org/10.55547/jrese.v3i1.35

Palavras-chave:

Educação Contemporânea, Educação do Futuro, Transformação Social, Ensino Crítico, Paulo Freire

Resumo

Esta reflexão tem como objetivo refletir sobre os desafios da educação contemporânea, especialmente no que se refere à compreensão crítica das palavras “realidade” e “existir”. A proposta é argumentar sobre a urgência de uma educação que transcenda a mera transmissão de conhecimento e que forme pessoas capazes de interpretar o mundo de maneira crítica e transformar suas realidades, tanto individual quanto coletivamente. O texto aborda a importância da conscientização na educação, inspirada por Paulo Freire, bem como a reflexão sobre o “conhecimento” em Foucault, além de discutir os saberes essenciais para a educação do futuro, conforme apresentados por Edgar Morin em “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”. A obra “Utopia” de Thomas More é também explorada, destacando o papel fundamental do educador como agente de mudança para um futuro mais justo, solidário e ambientalmente responsável.

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Biografia do Autor

Gilberto Alvarez Giusepone Júnior, Fundação PoliSaber

Engenheiro metalurgista e de materiais formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Diretor-Presidente da Fundação PoliSaber.

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Publicado

06/12/2024

Como Citar

Giusepone Júnior, G. A. . (2024). O desafio de educar para uma realidade que precisa existir. Journal of Racial and Ethnic Social Equality, 3(1), 19–20. https://doi.org/10.55547/jrese.v3i1.35