O desafio de educar para uma realidade que precisa existir
DOI:
https://doi.org/10.55547/jrese.v3i1.35Palavras-chave:
Educação Contemporânea, Educação do Futuro, Transformação Social, Ensino Crítico, Paulo FreireResumo
Esta reflexão tem como objetivo refletir sobre os desafios da educação contemporânea, especialmente no que se refere à compreensão crítica das palavras “realidade” e “existir”. A proposta é argumentar sobre a urgência de uma educação que transcenda a mera transmissão de conhecimento e que forme pessoas capazes de interpretar o mundo de maneira crítica e transformar suas realidades, tanto individual quanto coletivamente. O texto aborda a importância da conscientização na educação, inspirada por Paulo Freire, bem como a reflexão sobre o “conhecimento” em Foucault, além de discutir os saberes essenciais para a educação do futuro, conforme apresentados por Edgar Morin em “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”. A obra “Utopia” de Thomas More é também explorada, destacando o papel fundamental do educador como agente de mudança para um futuro mais justo, solidário e ambientalmente responsável.
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Copyright (c) 2024 Gilberto Alvarez Giusepone Júnior

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