Anti-plágio e falsificação de dados

Apenas uma parcela diminuta das submissões espera-se que acabe não atendendo às diretrizes de ética e até mesmo alguns desses casos são suspeitos de plágio. O JRESE considera o plágio uma ofensa muito séria. É uma forma ilegal de copiar. O JRESE ainda não (estamos em processo de candidatura, afinal o periódico é jovem) é membro, mas segue os princípios do Comitê de Ética em Publicações, COPE, seguindo seus conselhos. O plágio é definido como o uso não reconhecido do trabalho de outras pessoas como se este fosse seu próprio trabalho original.

Exemplos de plágio:

  • Copiando e colando da Internet e postando em outro lugar sem a citação adequada.
  • Colocando seu nome no ensaio ou projeto de outra pessoa.
  • Copiando texto exato do texto de outra pessoa.
  • Usando a foto, diagrama, tabelas, sons ou ideias de outra pessoa sem a citação adequada.
  • Apresentar pesquisas com suas próprias palavras, sem fornecer referências
  • Adquirir o texto de outra pessoa e usá-lo como seu.
  • Apresentar ideias no mesmo formato e ordem da sua fonte de pesquisa.

Ao enviar trabalho para publicação nesta revista, o(s) autor(es) certifica(m) que:

  • Estamos plenamente conscientes de que o plágio está errado.
  • Sabemos que plágio é o uso da ideia ou obra publicada de outra pessoa e fingir que é próprio.
  • Declaramos que cada contribuição para o seu projeto a partir de trabalhos de outras pessoas, trabalhos publicados ou fontes não publicadas foi reconhecida e a fonte de informação mencionada.
  • Certificamos que somos os únicos responsáveis por qualquer referência incompleta que possa permanecer em nosso trabalho.

Declaração anti-plágio:

Eu li e entendi a política do JRESE sobre plágio. Declaro que este manuscrito é o resultado de meu próprio trabalho acadêmico independente, e que em todos os casos o material do trabalho de terceiros (em livros, artigos, ensaios, dissertações e na Internet) é reconhecido e citações e as paráfrases estão claramente indicadas. Nenhum outro material além do listado foi usado. Este trabalho escrito ainda não foi publicado.

Dicas para evitar o plágio:

  • Aprenda as expectativas de citação para cada curso.
  • Ao fazer anotações para um trabalho, não deixe de citar fontes, para não se confundir mais tarde.
  • Quando você pesquisa on-line, não deixe de encontrar a fonte original das informações, pois é possível que os sites plagiem.
  • Se você estiver realmente preocupado, pergunte ao seu professor se você pode enviar um rascunho para que ele possa verificar suas citações.
  • Em caso de dúvida, os autores devem citar. É melhor ter muitas citações do que poucas.

Para ajudar a resolver e impedir o plágio, o JRESE incorpora em seus fluxos de trabalho editoriais o iThenticate. As principais características do iThenticate são: I) evita o plágio, detectando similaridades textuais que podem indicar má conduta; e II) compara manuscritos de texto completo com um banco de dados com milhões de artigos, milhares de periódicos, livros de centenas de editores e bilhões de páginas da web. A principal função do iThenticate é identificar a sobreposição textual de um manuscrito em um banco de dados de trabalhos publicados e fontes da Internet.

Políticas para Falsificação e Fabricação de Dados

O Escritório de Integridade da Pesquisa dos EUA (U.S.Office of Research Integrity) define falsificação de pesquisa como “manipulação de materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, ou alteração ou omissão de dados ou resultados, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão no registro da pesquisa”. A fabricação de dados, por outro lado, refere-se "compor" conjuntos de dados ou resultados inteiros e registrá-los ou relatá-los como descobertas genuínas. Vale a pena notar que imprecisões nos dados e descobertas relatadas são mais comumente o resultado de erros honestos por parte dos autores - erros acontecem! Com isso em mente, é importante investigar quaisquer alegações feitas contra autores para verificar se esse é o resultado de uma má conduta na pesquisa ou se isso é simplesmente uma supervisão genuína.

Você certamente pode pedir esclarecimentos ao seu colega de trabalho sem acusá-lo de alterar os dados originais. Se você está preocupado que ele se sinta acusado em qualquer caso, isso também seria uma pergunta para o seu consultor em comum. Como o PI deste projeto de pesquisa (e provavelmente como alguém que também consultou muitos artigos), seu orientador pode estar na melhor posição para julgar se a explicação é apropriada <https://www.aps.org/programs/education /ethics/publication/fabrication-discussion.cfm>.

A preocupação com falsificação e fabricação tem sido uma tendência mundial, como destacado por Resnik, D.B. (2014). Data Fabrication and Falsification and Empiricist Philosophy of Science. Science and Engineering Ethics, 20(2), 423–431. http://doi.org/10.1007/s11948-013-9466-z”. Certamente podem ocorrer erros na elaboração de um artigo, e não é aconselhável fazer acusações antes de conhecer a história completa. Se você tiver dúvidas, como coautor do artigo, é razoável que você fique satisfeito com o fato de o artigo revisado estar completo e preciso.

Por esses motivos, o JRESE pressupõe que má conduta na pesquisa significa fabricação, falsificação ou plágio na proposição, realização ou revisão de pesquisas ou no relato de resultados de pesquisas.

  • A fabricação está inventando dados ou resultados e registrando ou relatando-os.
  • A falsificação está manipulando materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, ou alterando ou omitindo dados ou resultados, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão no registro da pesquisa.
  • Plágio é a apropriação das ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar o devido crédito.
  • A má conduta da pesquisa não inclui erros honestos ou diferenças de opinião.

E, para resolver possíveis problemas relacionados, o JRESE adota como política práticas de ciência aberta. No caso de o JRESE receber qualquer reivindicação de fabricação de dados ou falsificação de um trabalho em avaliação, o processo de revisão por pares será suspenso enquanto o problema for investigado. Se a alegação parecer fundamentada, o autor deve ser contatado e os dados brutos originais podem ser solicitados. Se mais investigações forem necessárias, o Comitê de Ética em Publicações (COPE) recomenda que quaisquer investigações sejam realizadas pela instituição do autor.